Dieta para Emagrecer: Recomendada para Diabetes Tipo 1

dieta para emagrecerAo aproximar-se o verão, são muitas as pessoas que se propõem a fazer dieta para perder peso emagrecer. Em muitos casos, existe um problema de excesso de peso e, em outros, trata-se de descer um pouco para se sentir melhor.

As pessoas com diabetes tipo 1 não são uma exceção. No entanto, enfrentam o problema de não saber como perder peso sem que se descompense a diabetes.

Muitas pessoas com diabetes tipo 1 têm a experiência de ter percorrido várias consultas de nutrição, sem que ninguém tenha acedido a fornecer-lhes uma dieta para emagrecer.

Aqui nos temos uma dieta para perder peso em excesso, sem que se descompense a diabetes.

O BÁSICO

Só você pode fazer dieta para emagrecer se você tiver um nível avançado de educação em diabetes. Em particular, você deve saber contar rações e ajustar a insulina rápida o que você come. Também deve ser responsável e agir com sensatez diante da possível ocorrência de corpos cetônicos.

  • Durante uma dieta para emagrecer em uma diabetes tipo 1, você deve sempre garantir, pelo menos, 15 porções de carboidratos por dia.
  • Você não deve passar mais de quatro horas sem tomar pelo menos uma dose durante o dia, nem mais de oito horas durante o descanso noturno.
  • A insulina lenta altera em idêntica proporção ao ajuste que você precisou, com a insulina rápida.
  • Durante uma dieta para emagrecer em uma diabetes tipo 1 podem aparecer hipoglicemias e uma cetoacidose sem hiperglicemia.
  • São necessários pelo menos sete controles de glicemia diários (incluindo o controle de metade da noite).
  • Você deve medir-se os corpos cetonicos no sangue pelo menos uma vez por dia e, caso sejam positivos, seguir o protocolo.

Se você não tem um conhecimento avançado de Diabetes tipo 1, não deve fazer uma dieta para emagrecer, nem sequer sob a supervisão de um médico.

COMO PROJETO MINHA DIETA PARA EMAGRECER?

O ideal é que você consulte seu endócrino e ele te ajude.

A maneira mais simples de perder peso é ter 500 Kcal a menos do que o que você normalmente come. Para isso, deve-se fazer uma pesquisa dietética para calcular a sua ingestão calórica atual e para ver os alimentos que você tomar e que podem ser substituídos com maior eficiência; posteriormente há que avaliar o impacto destas modificações dietéticas sobre a quantidade diária de carboidratos.

Quando os alimentos que restringimos são gorduras, não é necessário modificar as porções diárias de carboidratos e insulina rápida.

Ao eliminar gorduras podemos observar que os níveis de glicose após uma refeição diminuírem mais rapidamente. Também pode acontecer que apareçam hipoglicemias quando estamos perto da próxima refeição. Isto é porque as gorduras retardam a absorção dos carboidratos. É possível atenuar esse efeito usando carboidratos de baixo índice glicémico.

Quando os alimentos que restringimos são os carboidratos, é necessário alterar a dose de insulina rápida acompanhante, utilizando o índice de insulina/carboidrato.

A mudança na dose total de insulina rápida é indicada na dose total de insulina lenta. Por exemplo, se reduzimos um máximo de vinte por cento da dose total de insulina rápida, devemos fazer a mesma redução da insulina lenta. Nunca devemos tomar menos de 15 porções diárias de carboidratos. No café da manhã, almoço, almoço, lanche e jantar, deve sempre haver pelo menos uma porção de carboidratos. É muito importante realizar a medida de glicose de metade da noite para o risco de hipoglicemias noturnas despercebidas.

É menos provável que teremos que restringir as proteínas. As considerações em relação à glicose são semelhantes às que nós alistamos para a restrição de gordura. Sempre devemos tomar pelo menos 70 g diários de proteínas; uma ingestão inferior nos levará à perda de massa muscular.

Exercício físico durante a dieta:

emagrecimento saudável

Qualquer dieta destinada a perder peso deve ser acompanhada de exercício físico moderado para evitar a perda de massa muscular. Na pessoa com diabetes, o exercício deve ser precedido de a ingestão de pelo menos uma porção de carboidratos de absorção rápida por cada meia hora de exercício intenso ou por cada hora de exercício moderado. A necessidade varia de pessoa para pessoa. Se você já fazia exercício antes de começar a dieta para emagrecer, não é imprescindível que o incrementes.

DIETA DE 1500 KCAL

Trata-se de uma dieta para emagrecer pouco apropriada em uma pessoa com diabetes tipo 1. Se lhe entregam uma dieta deste tipo, revise e restaura o conteúdo de carboidratos. Você sabe que você deve tomar ao menos 15 porções diárias e sempre, pelo menos, uma dose por ingestão.

DIETAS MILAGROSAS

As dietas milagrosas, que são inadequadas para toda a população, adquirem uma periculosidade extrema na pessoa com diabetes tipo 1.

diabetes tipo 1

Vamos dedicar algumas linhas para as mais conhecidas: a dieta Atkins e o seu equivalente moderno: a dieta Dukan, assim como as dietas repetitivas e as dissociadas.

Dieta de Atkins e Dieta Dukan no Diabetes tipo 1.

Trata-se de dietas para perder peso que restringem ou eliminam os carboidratos. No diabetes tipo 1, existe um risco claro de hipoglicemia e, pior ainda, de cetoacidose.

A cetoacidose desencadeada por uma dieta hiperprotéica é especialmente perigosa para a vida, dado que raramente é acompanhada de níveis elevados de açúcar já que não tomar hidratos de carbono não existem reservas de glicose que se situem, como mecanismo compensador. Ao não ocorrer a hiperglicemia, a pessoa com diabetes não recebe o aviso de que algo muito grave está acontecendo até que o quadro está muito avançado.

Em conclusão, se você tem Diabetes tipo 1, nunca deve fazer uma dieta hiperprotéica já que existe um risco real para a sua sobrevivência.

Dietas da Moda para Diabetes tipo 1

A dieta do pêssego, a dieta da alcachofra, a dieta low carb, entre outras.

Essas substâncias atuam como modificadores de comportamento que perseguem que, ao final do dia, a pessoa tenha ingerido menos calorias do que se tivesse livre escolha de alimentos.

Nunca vamos recomendar uma dessas dietas da moda, mas se tiver certeza de querer experimentá-lo, faça os ajustes necessários na dosagem de insulina rápida e lenta e certifique-se de que o alimento repetitivo leva carboidratos e, se não os leva, adicione-os você. Por exemplo, você pode adicionar açúcar.

Se a sua educação diabetológica não é boa, você não deve começar uma dieta deste tipo, nem sequer sob supervisão médica.

Dietas dissociadas em Diabetes tipo 1

Ao igual que as dietas da moda, a dieta dissociada funciona como um parâmetro de conduta, com a ressalva de que oferece uma maior variedade de alimentos.

O perigo da dieta dissociada em uma pessoa com diabetes tipo 1 é o período de horas sem ingerir carboidratos; praticamente desde a tarde até a manhã do dia seguinte.

Se você tem diabetes tipo 1, você pode fazer uma dieta dissociada, respeitando o mínimo de carboidratos e os tempos máximos de separação entre rações.

Ou seja, você pode fazer uma dieta dissociada, mas fica de fora a parte de “não comer carboidratos a partir das sete da tarde”. Garantimos que, se cumprir o resto de premissas desta dieta para emagrecer, você vai perder peso, mesmo que você tome um iogurte no lanche e um copo de leite no jantar.

EM RESUMO

A melhor dieta para emagrecer e perder peso para diabéticos tipo 1 é a que seu endócrino receitou, tendo em conta suas características pessoais e respeitando as porções mínimas de carboidratos e intervalos entre as refeições, bem como tomando o cuidado de medir a glicose sete vezes ao dia e os corpos cetônicos pelo menos uma vez.

Se você não tem uma boa educação diabetológica, não deve arriscar a fazer uma dieta para emagrecer.

Referências:

https://www.endocrineweb.com/conditions/type-2-diabetes/type-2-diabetes-how-lose-weight

http://www.diabetes.org/food-and-fitness/weight-loss/

http://spectrum.diabetesjournals.org/content/20/3/133

https://www.diabetes.co.uk/symptoms/unexplained-weight-loss.html

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